A Elecnor se torna um Sujeito Delegado no Sistema de Certificados de Economia de Energia (Sistema CAE)

Com a entrada em vigor do Decreto Real 36/2023, de 24 de janeiro de 2023, as obras que estiverem associadas à economia final de energia poderão receber uma contrapartida econômica em troca da venda dessa economia por meio do Sistema de Certificados Energéticos (CAE). Não se trata de uma oportunidade de obter um subsídio, mas de uma realidade que é respaldada pela demanda das empresas de comercialização de energia.

Em 2024, mais de 700 empresas que comercializam energia na Espanha são obrigadas a fazer uma contribuição para o Fundo Nacional de Eficiência Energética (FNEE) de 780 milhões de euros. Desse montante, 65% (510 milhões de euros) podem ser substituídos pela compra de CAEs (1 CAE = 1kWh economizado/ano), obtendo economia se os adquirirem por um preço inferior a 180 €/MWh. Agora você paga pela energia que consome e pela energia que economiza.

Reformas de iluminação, ar condicionado, isolamento de edifícios, janelas, sistemas de controle (BMS), motores, instalações térmicas solares... praticamente qualquer ação que envolva economia (não instalações fotovoltaicas) pode se beneficiar desse sistema.

Além disso, desde 18 de junho de 2024, a Elecnor está credenciada como Sujeito Delegado no sistema CAE, o que nos posiciona nesse mercado para agregar valor aos nossos serviços, fidelizar nossos clientes e, inclusive, melhorar nossa competitividade.

Para obter mais informações, clique aqui.

De volta às atualidades
Fechar