A Elecnor registra no MARF um programa de emissão de notas promissórias em várias moedas no valor de até 400 milhões de euros
Um programa vinculado ao cumprimento dos objetivos de sustentabilidade
O Grupo Elecnor publicou hoje no Mercado Alternativo de Renda Fixa (MARF) um novo Programa de Emissão de Notas Promissórias em várias moedas, no valor de até 400 milhões de euros (as emissões pendentes não poderão exceder esse valor), para atender às necessidades de capital de giro de seus projetos, tanto na Espanha quanto no exterior, nas áreas de engenharia, desenvolvimento e construção de infraestruturas, energias renováveis e novas tecnologias.
Como nos anos anteriores, o Programa do Grupo Elecnor está vinculado à sustentabilidade, incluindo objetivos de redução de emissões de gases de efeito estufa e acidentes de trabalho. O não cumprimento desses objetivos, implica o compromisso de contribuir para projetos sustentáveis.
O Programa, que vai até junho de 2025, permitirá o financiamento em euros e dólares americanos, com prazos de vencimento de até 24 meses, através da emissão de notas promissórias de 100.000 euros para investidores institucionais.
O Programa faz parte da estratégia para diversificar as fontes de financiamento do capital de giro e otimizar seus custos. Neste contexto, a solidez do modelo de negócios e a reputação da Elecnor são bem reconhecidas no MARF, o que está permitindo que a Elecnor seja uma das empresas com os custos mais baixos do mercado. Nos últimos doze meses, a empresa realizou 73 emissões, mantendo um valor médio em circulação de 279 milhões de euros.
Para este Programa de Emissão de Notas Promissórias, a Elecnor contará com o Banco March, Banco de Sabadell, Renta 4 e Norbolsa como instituições colocadoras, assumindo as funções de distribuição das emissões entre os investidores qualificados. O Banco March também é o Assessor Registrado e o Agente Pagador. A Cuatrecasas é a responsável pela assessoria jurídica e a G-Advisory, a consultora que emitirá os relatórios de sustentabilidade.
Uma estratégia vinculada à sustentabilidade
O Plano Estratégico de Sustentabilidade 2023-2025 do Grupo Elecnor reflete seu compromisso com as pessoas, a sociedade e o meio ambiente, sempre baseado em uma gestão ética e responsável. Os 6 eixos estratégicos se concentram na criação de valor e na geração de um dividendo ambiental, social e de governança. As principais conquistas do Plano incluem:
- Certificação pelo segundo ano consecutivo do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social de acordo com a norma IQNet SR10. Esta certificação atesta que o Grupo Elecnor possui um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social eficaz e que reúne os elementos necessários para uma correta gestão da sustentabilidade, confirmando assim seu nível de compromisso nesta matéria.
- 73% dos financiamentos da empresa são sustentáveis, porque estão vinculados ao desempenho dos objetivos e indicadores ESG.
- Promoção de projetos de energias renováveis, incorporando novos projetos de hibridação e hidrogênio verde às tecnologias tradicionais.
- Consolidação da posição de Liderança na iniciativa do CDP (Carbon Disclosure Project), um dos níveis mais altos em termos de sustentabilidade, adaptação e mitigação das mudanças climáticas.
- Avanços na implantação do Sistema de Gestão Integrada internacionalmente.
- Na área de Saúde e Segurança, a taxa de frequência se manteve como a melhor da série histórica, fortalecendo o compromisso com a meta de zero acidentes de trabalho.
- O índice de Transformação Digital já é de 97%.